10 dicas de como cuidar de suculentas de meia sombra
As suculentas de meia sombra são ideais para quem deseja cultivar plantas em ambientes internos e que recebem pouca incidência de luz solar, como apartamentos ou escritórios.
Elas são perfeitas para levar a natureza para dentro de casa e melhoram qualquer decoração. Leia este artigo e conheça 10 dicas de como cuidar de suculentas de meia sombra.
O que são as suculentas de meia sombra?
As suculentas de meia sombra são plantas que sobrevivem em lugares sem a incidência de luz natural e que não apresentam sinais de estiolamento, quando a planta tem crescimento exagerado da haste e poucas folhas, como é comum acontecer com as Echeverias, por exemplo.
Quais são as suculentas de meia sombra?
Veja quais são as suculentas de meia sombra mais comuns na lista abaixo:
- Colar de pérolas;
- Colar de rubi;
- Colar de golfinhos;
- Zebra ou rabo de tatu;
- Babosa;
- Esmeralda;
- Diamante;
- Dedo de moça;
- Mãe de milhares;
- Orelha de elefante;
- Orelha de Shrek;
- Orelha de gato;
- Jade;
- Tapete persa;
- Barba de Moisés;
- Fantasma;
- Espiral;
- Cauda de rato;
- Macarrão;
- Flor de maio;
- Rosa de pedra;
- Onze horas;
- Lança de são jorge.
As suculentas de meia sombra se tornaram famosas recentemente por serem bem ornamentais, muito resistentes e que não causam problemas com facilidade, perfeitas para o cultivo dentro de casa.
10 Dicas de como cuidar de suculentas de meia sombra
As suculentas de meia sombra são muito fáceis de serem cultivadas, pois sobrevivem em ambientes pouco iluminados, com poucas regas e em temperaturas extremas, mas não é por isso que precisam ser deixadas de lado.
Confira abaixo 10 dicas de cuidados das suculentas de meia sombra:
Boa iluminação
Toda planta precisa de um pouco de luz para realizar a fotossíntese, e com as suculentas de meia sombra não é diferente. Elas não precisam de sol direto para se desenvolverem, mas tente colocá-las em locais com boa incidência de luz.
Regas
As suculentas são originárias de regiões desérticas e não precisam de muita água para sobreviver, pois as suas folhas já acumulam muita quantidade de água para aguentar a seca.
Já as suculentas de meia sombra precisam de ainda menos regas, já que não transpiram como as plantas de sol pleno. Caso recebam mais água do que precisam, as suas raízes podem apodrecer e a planta morrer, então, molhe só quando o solo estiver totalmente seco.
Solo
Elas precisam ter o solo bem drenado, para não ter o acúmulo de água. Por isso recomenda-se que 50% do substrato seja composto de areia.
Vaso
É necessário que o vaso tenha furo no fundo, para que a água escorra com facilidade e não acumule no fundo do vaso.
Pedras no fundo
Recomenda-se que o vaso seja revestido com pedras no fundo, para ter maior drenagem e para que a terra não caia do vaso.
Adubo
Assim como toda planta, as suculentas de meia sombra também necessitam ser adubadas para se desenvolverem saudáveis.
Pragas
As plantas que não pegam sol diretamente têm a tendência de serem mais acometidas com pragas. Por este motivo, preste bastante atenção caso veja pontinhos brancos nela ou folhas comidas.
Caso a planta esteja infestada, basta borrifar spray inseticida à base de água nela para matar as pragas.
Trepadeiras
As suculentas epífitas, ou seja, que se desenvolvem em árvores, são trepadeiras e necessitam de um suporte para crescerem. Portanto, finque treliças ou hastes de madeiras na terra para que elas possam se agarrar e crescer mais bonitas.
Molhar as folhas
As suculentas, em geral, não gostam de receber água em suas folhas, principalmente aquelas com folhas aveludadas ou esbranquiçadas, como a planta fantasma, por exemplo. Dessa forma, regue só a terra e evite até mesmo encostar nas folhas.
Deixe longe de animais de estimação
Os pets amam cheirar as plantas e até comê-las, o que pode destruí-las e até matá-las. Outra preocupação está no fato de algumas suculentas serem tóxicas e poderem causar problemas sérios de saúde em animais e em crianças.
Como saber se a suculenta é de sol ou de sombra?
Para saber do que a planta gosta, preste atenção no local de origem, se ela possui um formato diferente e nas mudanças de cores. Se a planta cresce nos troncos das árvores, por exemplo, então ela não costuma receber muito sol na natureza.
Caso ela esteja estiolada, ou seja, com o caule muito esticado e com poucas folhas, quer dizer que ela está se esticando à procura de raios solares e, portanto, tem recebido menos sol do que deveria.
Outro alerta está nas cores que ela apresenta. Em geral, as plantas tendem a ter a cor verde viva quando estão saudáveis. Caso ela esteja com a coloração pálida ou amarelada quer dizer que estão recebendo mais sol do que deveriam.
Cuidar de suculentas é algo fácil e prazeroso. Aproveite as 10 dicas de como cuidar de suculentas de meia sombra apresentadas e decore ainda mais o seu lar com elas!